domingo, 4 de dezembro de 2011

InfoAbstinência

"Novamente sozinho..."
É como se estivéssimos dizendo isso a nós mesmos quando ficamos sem esse utensílio de primeira necessidade da modernidade: o telefone celular!
Estou cercado por pessoas que só conheço superficialmente e me sinto deslocado... Elas falam amenidades umas com as outras e eu não me sinto à vontade de falar nada. Tenho comigo um livro para ler, mas o que eu quero é falar. não vou sair, não vou falar com as pessoas, não vou sorrir, não vou reclamar. De repente, muita coisa me incomoda, ainda que o que eu sinta falta seja somente do meu celular...
Parece tão supérfluo o item e expressar essa necessidade também parece supérfluo, fútil, mas é o que é. E me pergunto: é isso o que sou? Alguém fútil que não se contenta em falar com os desconhecidos reais, mas precisa falar com o irmão, mãe, amigos, que precisa se conectar à distância com os desconhecidos virtuais...
Ontem mesmo, com o aparelho na mão, eu não liguei pra ninguém, nem escrevi pra nenhuma mensagem. Só vi as que me mandaram. Mas, agora, quero ligar para quem não ligo há dias, quero responder áquela mensagem, quero tirar o aparelho dessa moça ao meu lado à força...
As reações do momento de abstinência são realmente imprevisíveis! Inesperadamente surgem-me dúvidas: será que ela já viajou? E os parabés que eu não dei a ele? Como vou combinar o almoço? A festa de aniversário de hoje à noite está confirmada? Quanto vai ficar pra cada um o presente que vamos dar? Quando devo ir pegar a roupa na lavanderia?
Tento me enganar escrevendo as mensagens que eumandaria e os pensamentos que eu compartilharia e, por um momento, a ânsia diminui...
Até que, finalmente, sinto a vibração no meu corpo! Meu bolso está vibrando e atendo o telefone, enfim! Dá licença... Alô!

Um comentário:

  1. É um sentimento estranho né Pri? A timidez sempre me privou um pouco de falar com "estranhos". E sinto a mesma "solidão" quando fico sem celular, mas ainda mais quando fico sem internet! Estou sem computador a pouco mais de um mês... e mesmo tendo como acessar do celular, sinto falta de poder interagir com algumas pessoas. Penso naquela amiga que estava triste, e eu queria ter conversado no gtalk... Mas, de certa forma, vejo isso de maneira positiva. Conheci várias pessoas virtuais que hoje são parte direta da minha vida. =)

    ResponderExcluir